top of page
seleções e premiações
nosso contexto

A trajetória da Nó movimento em rede começou em 1992 com o processo de inclusão de pessoas com deficiência na dança contemporânea brasileira, iniciada no sul do Brasil com a criação da Limites Cia. de Dança (1992 - 2012), por Andréa Sério. Nesse período, foram desenvolvidos procedimentos metodológicos e proposições artísticas que colaboraram para a efetividade da inclusão de corpos com deficiência na cena da dança contemporânea brasileira. Durante 20 anos, o trabalho foi apresentado em todas as regiões do Brasil, foi selecionado para festivais internacionais de arte nos EUA, Turquia, Bélgica, França e Japão e conquistou prêmios por sua produção artística. A metodologia do trabalho passou a ser aplicada para promover a inclusão de pessoas com deficiência no ambiente escolar e em cursos de formação de professores da rede pública e privada de ensino em diferentes estados do Brasil. O trabalho possibilitou ainda o desenvolvimento de pesquisas científicas que demonstraram diferença significativa na reorganização neuromotora de crianças com paralisia cerebral e adultos com lesão medular, possibilitando a utilização dos procedimentos desenvolvidos em diferentes instituições de reabilitação do país e dos EUA. O interesse crescente pela relação entre áreas de conhecimento e pela democratização do acesso aos procedimentos desenvolvidos provocou a reorganização da Limites Cia de Dança na empresa social Nó movimento em rede, em 2013. Hoje a Nó atua como um lugar cooperativo entre artistas e outros criativos interessados em produzir inovação social nas mediações entre arte, terapia e educação e em partilhar tecnologias de criatividade e sensibilidade humana.

 

seleção

2022/2023 - Projeto OCUPAR (formação continuada, Curitiba, Brasil) - Projeto contemplado no Edital 223 Mecenato Subsidiado 

2022 - Prêmio Marc Ferrez de Fotografia com o projeto Redes, FUNARTE, São Paulo/BR.


2022 - FIRMAMENTO (Videodança, Concepção e performance: Eber Santos, dramaturgia: Lívea Castro, Brasil) - Projeto selecionado no edital ||entre|| arte e acesso - Itaú Cultural 2021


2022 - Do Avesso em foco (documentário, Direção: Andréa Sério, Brasil) - Projeto contemplado no Edital 016/2021
Fundo Municipal de Incentivo à Cultura, Curitiba/PR.


2021 - Do Avesso (Espetáculo em formato de videodança, Direção Geral: Andréa Sério, Brasil) - Projeto premiado no Prêmio Festival Funarte Acessibilidança Virtual.

2020 - Menção Honrosa em duas categorias do International Photography Awards com trabalho Panorama, parte do projeto “Nem frio nem calor: apenas o cheiro de Jasmim”, Lucie Foundation, Los Angeles, EUA.

2020 - Selecionada com o trabalho “Nem frio nem calor: apenas o cheiro de Jasmim” para a Mostra Transitions and Displacements, Millepiani, Roma, Itália.

2020 - Contemplado com o projeto OCUPAR no edital municipal Mecenato subsidiado - FCC.

2020 - Premiada com o Edital programa FCC digital com a vídeodança "FLASHBACK".

2018 - Premiada com o Edital Solar, na área de Dança, com o projeto Vilosidade.

2017 - Premiada com o Edital de Fomento e Promoção dos Direitos da Criança e do Adolescente do Estado do Paraná com o projeto artístico/terapêutico “Autorretrato”.

2015 - Selecionada com a videodança “Carne em Água” para a Mostra Internacional de Videodança do Festival Dança em Foco, Rio de Janeiro, Brasil (2015); Mostra e Premiação da Dance Film Association Lab, New York/NY, USA (2016); Festival D’Avignon, França.

 

2013 - Selecionada com o trabalho “Projeto Affordance” para a Mostra Dance Film Association (DFA), New York/NY, USA.

 

2010 - Selecionada com o trabalho “Disforme” (Coreografia e Direção Geral) para a Mostra Artística do Congresso Internacional de Dança de Riga, Riga, Letônia.

 

2008 - Premiada com o Edital Centro Cultural Correios na área de Dança com o espetáculo Limites em Movimento.

2006 - Premiada com o Edital Funarte Além dos Limites na área de Dança com a coreografia Disforme.

2005 - Selecionada com o trabalho “Limites em movimento” para a Mostra Internacional de Arte, Diversidade e Inclusão Sociocultural - Centro Cultural Banco do Brasil, Rio de Janeiro, Brasil.

2000 - Selecionada por curadoria da Fundação Nacional das Artes - Funarte para representar o Brasil com o trabalho “Limites em Movimento” no Festival Internacional de Artes em Boston, USA (1997); Los Angeles, USA (1999) e Ismir, Turquia.

eventos culturais/OFICINAS

2023 - mostra de processos 20.MINUTOS.MOV, espaço NÓ, Curitiba/BR.

performance EU-OU de Cayo Vieira

mento em rede, Curitiba/BR (performance)

2023 - Vivência Corpo-Câmera, grupo Entre Nós, espaço NÓ, Curitiba/BR

2022  - Mancha: oficina de decomposição | imagem-gesto-descrição com Descompanhia de dança, espaço NÓ, Curitiba/BR.

oficina de criação em parceria com Bernardo Stumpf e Dayana de Cordova, NÓ movimento em rede, Curitiba/BR

2022 Corpo-Câmera em contato com Corpos-Trans, NÓ movimento em rede, Curitiba/BR

2022 Vivência Dupla-Exposição, Casa Hoffmann - Centro de Estudos do Movimento, Curitiba/BR

 

2021-2022 Corpo-câmera , Hospital San Julian, Piraquara/BR

2020 - Mostra coletiva Transitions and Displacements, Millepiani, Roma, Itália.

Trabalho: Nem frio, nem calor: apenas o cheiro de Jasmim de Cayo Vieira

2021 "O antes, durante e depois da filmagem: estratégias para criação em dança nas telas", Casa Hoffmann - Centro de estudos do movimento, Curitiba/BR.

2020 - Edital de criação Do Avesso 

oficinas/orientações online

2019 - Ações metodológicas do projeto Visita Guiada, The Home Project,  Atenas, Grécia.

Performance: Visita Guiada de Patricia Machado e Teoria da Gravidade - criação de Raphael Fernandes

oficina Corpo-Câmera de Cayo Vieira

2018 - Projeto Criança que Dança, Porto Príncipe, Haiti.

Performance: Visita Guiada de Patricia Machado

2018 - LAB_14 - Mostra de compartilhamento dos processos criativos, do IMP - Investigação do Movimento Particular, Curitiba, Brasil.

Mostra de videodança: Imago de Cayo Vieira e Lívea Castro

2017 - Mostra de Projetos de Extensão da Universidade Estadual do Paraná - Curitiba, Brasil.

Performance: Dupla Exposição  de Andréa Sério e Cayo Vieira

2016-2018 Autorretrato: um caminho para identidade, Hospital Neuropsiquiatria San Julian, Piraquara/BR

oficinas/intervenções artísticas

2016 Em movimento: corpo e fotografia, II Interarte, Universidade Estadual do Paraná, Curitiba/BR

oficina de criação por Andréa Sério e Cayo Vieira

2016 - Dance Film Association Lab – New York, USA.

Mostra de videodança: Carne em Água de Andréa Sério

2016 - Festival D’Avignon – Avignon, França.

Mostra de videodança: Carne em Água de Andréa Sério

 

2015 - Festival Dança em Foco – Mostra Internacional de Videodança MIV – Rio de Janeiro, Brasil

Mostra de videodança: Carne em Água de Andréa Sério

 

2014 - Interarte, Artes Integradas – Curitiba, Brasil. 

Videoinstalação: Projeto Affordance de Andréa Sério

 

2010 - Congresso Internacional de Dança de Riga – Riga, Letônia.

Mostra de videodança: Disforme

2005 - Mostra Internacional de Arte, Diversidade e Inclusão Sociocultural – Centro Cultural Banco do Brasil – Rio de Janeiro, Brasil.

Espetáculo de Dança: Limites em Movimento

1998

1998 - I Festival Latino Americano de Arte sem Barreiras – São Paulo, Brasil.

Espetáculo de Dança: Cores

 

1997 - Umbrella Dance Festival – Boston, USA.

Espetáculos de Dança: Clap e Passagens

 

SÉRIO, A. ; VIEIRA, C. ; VIEIRA, S. Corpo em Questão. 1. ed. Curitiba: NMR, 2018. 140p .

BERTOLDI, A.L.S.; RIL, A. F. Aproximações entre neurociências e processos de fruição e criação em dança na infância. In: VELLOZO, M.; STECZ, S.. (Org.). Criação, ensino e produção de conhecimento em ares: artes visuais, cinema, dança e teatro. 1ed. Campo Mourão: UNEPSAR - FELCICAM, 2016, p. 1-184.

SILVA, A. Z.; VOJCIECHOWSKI, A. S.; MÉLO, T. R.; YAMAGUCHI, B.; TOUCHAN, A. S.; BERTOLDI, A.L.S.; ISRAEL, V.L. Avaliação neuropsicomotora e classificação funcional em escolares de 10 a 12 anos da rede pública. Revista de Terapia Ocupacional da Universidade de São Paulo, v. 27, p. 52-62, 2016.

 

BERTOLDI, A.L.S.; Trans(ações) de corpos com deficiência em processos de criação em dança entre outras cositas más. Caderno de textos - TOM UFPR, v. 2, p. 28-41, 2015.

BERTOLDI, A.L.S.; KUNIFAS, C. Sobre guarda-chuvas em tempos de ventania: a Educação/Arte/Terapia somática diante de uma epistemologia sistêmica de corpo. Revista Científica/FAP (Curitiba. Online), v. 13, p. 111-127, 2015.

BERTOLDI, A.L.S.; LADEWIG, I. Efeitos do direcionamento de atenção para parâmetros do movimento no comportamento motor de pessoas com deficiência física 2012 (tese de doutorado). Universidade Federal do Paraná, 2012.

BERTOLDI, A.L.S.; ISRAEL, V. L.; LADEWIG, I. O papel da atenção na fisioterapia neurofuncional. Fisioterapia e Pesquisa, v. 18, p. 195-200, 2011.

ISRAEL, V. L.; BERTOLDI, A.L.S. Deficiência físico-motora: interface entre educação especial e repertório funcional. 1. ed. Curitiba: IBEPEX, 2010.

BERTOLDI, A.L.S. Projeto Affordance: coexistência entre ordem e desordem em processos de criação de corpos com e sem deficiência na Dança. 2016. (Relatório de pesquisa).

 

BERTOLDI, A.L.S.; SILVA, R.R. Contextualização (Curitiba). In: MATOS, L.; NUSSBAUMER, G. (Org.). Mapeamento da dança: diagnóstico de oito capitais em cinco regiões do Brasil. 1ed. SALVADOR: UFBA, 2016,  p. 244-249 (Relatório de pesquisa).

BERTOLDI, A.L.S.; SILVA, R.R.; MATOS, L. Mapeamento da Dança em Curitiba. In: MATOS, L.; NUSSBAUMER, G.. (Org.). Mapeamento da dança: diagnóstico de oito capitais em cinco regiões do Brasil. 1ed.SALVADOR: UFBA, 2016,  p. 250-439 (Relatório de pesquisa).

BERTOLDI, A.L.S.; CIRINO, R. M. B. ; SILVA, S. S. C. ; RODRIGUES, E. ; HUMMEL, E. I. ; GARCIA, D. I. B. ; GIESTEIRA, A. C. Centro de Acesso, Inclusão e Permanência da Diversidade Humana no Ensino Superior. 2016. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Regimento interno).

BERTOLDI, A.L.S.; RIL, A. F. PERCEPÇÃO INFANTIL: APROXIMAÇÕES ENTRE NEUROCIÊNCIAS E CRIAÇÃO EM DANÇA. In: Encontro Anual de Iniciação Científica - EAIC, V Seminário de Pesquisa e Pós-Graduação, 2015, Paranavaí. Anais do Encontro Anual de Iniciação Científica - EAIC. Paranavaí: Universidade Estadual do Paraná, 2015.


BERTOLDI, A.L.S.; RIL, A. F. Percepção infantil: Aproximações entre Neurociências e criação em Dança. 2015. (Relatório de pesquisa).

BERTOLDI, A.L.S.; SOUZA, C. A. F. Dança Inclusiva e o efeito borboleta. Revista da FACED (Impresso), v. 16, p. 51-62, 2009.

BERTOLDI, A.L.S. Progressão Qualitativa do Movimento. 2008. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material didático).

 

ANDRADE, C. J. L.; BERTOLDI, A.L.S. Caracterizando a prática da Dança em Escolas Municipais de Curitiba. 2008. (Relatório de pesquisa).

BERTOLDI, A.L.S.; LADEWIG, I.ISRAEL, V. L. Efeitos da atenção dirigida para parâmetros da qualidade do movimento na recuperação neurofuncional. Fisioterapia em Movimento (PUCPR. Impresso), v. 21, p. 19-25, 2008.

BERTOLDI, A.L.S.; LADEWIG, I.ISRAEL, V. L. Influência da seletividade de atenção no desenvolvimento da percepção corporal de crianças com deficiência motora. Revista Brasileira de Fisioterapia (Impresso), v. 11, p. 319-324, 2007.

FREITAS A. S.; ISRAEL, V. L.; BERTOLDI, A.L.S. Dança: Arte e Meio Educativo na Educação Especial. In: VI EDUCERE - Congresso Nacional de Educação -, 2006, Curitiba. Anais do VI EDUCERE, 2006.

BERTOLDI, A.L.S.; LADEWIG, I.ISRAEL, V. L. Influência da seletividade de atenção no desenvolvimento da percepção corporal de crianças com deficiência motora. In: Intercobraf: Congresso Brasileiro de Fisioterapia Neurofuncional, 2006, Santos. Revista Brasileira de Fisioterapia. São Carlos - SP: ABRAPG FT, 2006. v. 10.

BERTOLDI, A.L.S. Progressão Qualitativa do Movimento. 2005. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material didático).

BERTOLDI, A.L.S.; MACHI JUNIOR, W. Dança e(m) cadeira de rodas: reflexões sobre mecanismos ocultos de reprodução social. The FIEP Bulletin, Foz do Iguaçu, v. 74, p. 509-511, 2004.

BERTOLDI, A.L.S.; LADEWIG, I. A influencia do uso de dicas de aprendizagem na percepção corporal de crianças portadoras de deficiência motora 2004 (Dissertação de Mestrado), Universidade Federal do Paraná, 2004.​

BERTOLDI, A.L.S.  Progressão Qualitativa do Movimento. 2003. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material didático).

BERTOLDI, A.L.S.  A formação do bailarino para a dança contemporânea: a arte da diversidade. In: I Seminário Internacional de dança em cadeira de rodas, 2001, Campinas. Anais do I Seminário Internacional de dança em cadeira de rodas. Campinas: UNICAMP, 2001. p. 91-116.

BERTOLDI, A.L.S. Progressão Qualitativa do Movimento. 2001. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material didático).

 

BERTOLDI, A.L.S. Progressão Qualitativa do Movimento: um caminho de inclusão. In: V Congresso Nacional de Arte -Educação na Escola para Todos, 2000, Brasília. Livro de resumo do V Congresso... Brasília: Ministério da Educação e do Desporto - Secretaria de Educação Especial, 2000. p. 107-108.

BERTOLDI, A.L.S. Progressão Qualitativa do Movimento. 1999. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material didático).

BERTOLDI, A.L.S. A interferência da prática da dança na reabilitação de portadores de deficiência física. Fisioterapia em Movimento (PUCPR. Impresso), Curitiba Pr, v.10, n.abr/set/97, p.30-44, 1997.


BERTOLDI, A.L.S; Dança e deficiência física-paradoxo?. In: III Congresso Nacional de Arte Educação Especial, 1996, Curitiba. Anais do III Congresso.... Curitiba: Secretaria Municipal de Educação, 1996.

BERTOLDI, A.L.S. Procedimento de dança moderna com portadores de deficiência física predominantemente não sensorial. Revista Acadêmica da PUCPR, Curitiba Pr, v.1, março/95, p. 7-18, 1995.​​

 

BERTOLDI, A.L.S; ISRAEL, V. L.; LEITÃO, V. R. A interferência da prática da dança nos aspectos físico, artístico, psicológico e profissional de pessoas portadoras de deficiência física. In: III Seminário de Iniciação Científica da PUCPR, 1995, Curitiba. Anais do III Seminário de Iniciação Científica. Curitiba: Champagnat, 1995. p. 45-48.

 

BERTOLDI, A.L.S; ISRAEL, V. L.; LEITÃO, V. R. A interferência da prática da dança nos aspectos físico, artístico, psicológico e profissional de pessoas portadoras de deficiência física. 1995. (Relatório de pesquisa).

BERTOLDI, A.L.S; ISRAEL, V. L.; LEITÃO, V. R. Procedimento de Dança Moderna com portadores de deficiência física predominantemente não sensorial. 1994. (Relatório de pesquisa).

​​​​

BERTOLDI, A.L.S. A realidade da dança com portadores de deficiência física. Gazeta do Povo/ Jornal do Estado, Curitiba-Pr, 03 ago. 1993.

 

BERTOLDI, A.L.S. Dança moderna para deficientes físicos. Correio de Notícias/ Gazeta do Povo/Indústria e Comércio, Curitiba, 06 out. 1992.

publicações
bottom of page